Ajuda

Encontre aqui orientações sobre o certificado digital eduID.

  • >> Como solicitar meu certificado?

    Como solicitar meu certificado

    Para solicitar o teu certificado, você deve acessar a página principal do sistema P1 e clicar em "Emitir".

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    E a seguinte janela aparecerá:

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    Então, selecione a tua instituição e clique no botão “Prosseguir”.

    Verifique os dados, digite uma senha para o certificado e escolha um tamanho de chave.

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    Clique em "Submeter" para emitir o certificado.

    Clique em "Download do certificado" para baixar o certificado.

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  • >> Como instalar o certificado no navegador?

    O próximo passo depende de qual navegador você está utilizando. Selecione abaixo o teu navegador:

    Como instalar o certificado no Mozilla Firefox

    Comece abrindo a janela de configurações do navegador.

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    Procure pelas configurações avançadas e vá para a aba "Certificados".

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    Clique em "Importar..." e escolha o certificado .p12 que será instalado no navegador.

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    Em seguida informe a senha utilizada para criptografar o certificado e clique em "OK".

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    Certificado instalado com sucesso!

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    Como instalar o certificado no Google Chrome

    Comece abrindo a janela de configurações do navegador.

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    Em seguida clique em "Mostrar configurações avançadas...".

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    Procure por HTTPS/SSL e clique em "Gerenciar certificados...".

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    Clique em "Importar..." e escolha o certificado .p12 que será instalado no navegador.

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    Em seguida informe a senha utilizada para criptografar o certificado e clique em "OK".

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    Certificado instalado com sucesso!

  • >> Como exportar teu certificado do navegador?

    O próximo passo depende de qual navegador você está utilizando. Selecione abaixo o teu navegador:

    Como exportar o certificado no Mozilla Firefox

    Abra a tela de configurações do navegador e vá para a aba "Avançado".

    Escolha a categoria "Certificados" e clique em "Ver Certificados".

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    Na aba "Teus certificados" procure pelo certificado e clique em "Backup".

    Insira a senha do backup e exporte o certificado.

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    Importante: Guarde a senha do backup, ela será usada para importar o certificado em outros lugares.

    Como exportar o certificado no Google Chrome

    Vá em Configurações -> Gerenciar ceritificados...".

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    Vá na aba "Teus certificados", localize o certificado e clique em "Exportar".

    Insira a senha do certificado e exporte.

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    Importante: Guarde a senha do certificado, ela será usada para importá-lo em outros lugares.

    Como exportar o certificado no Internet Explorer

    Vá em Ferramentas -> Opções da Internet e clique na aba "Conteúdo".

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    Clique em "Certificados".

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    Escolha teu certificado e clique em "Exportar".

    Na janela que abrir selecione a opção "Sim, exportar a chave privada".

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    Na próxima janela escolha as opções conforme a imagem a seguir.

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    Em seguida você deverá escolher uma senha para o arquivo exportado.

    Clique em "Finalizar" e teu certificado será exportado.

    Como exportar o certificado no Apple Safari

    Vá em KeyChain Access, onde os certificados ficam armazenados, e selecione o teu certificado.

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    Clique em Arquivo -> Exportar Itens.

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    Escreva o nome do arquivo e o local para onde o mesmo será exportado.

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    Escolha a senha que irá proteger o certificado.

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    Digite a senha do computador e cliquem em "Permitir".

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  • >> Como importar o certificado da AC no navegador?

    É necessário importar o certificado da AC para que a cadeia de confiança do certificado possa ser validada.

    O próximo passo depende de qual navegador você está utilizando. Selecione abaixo o teu navegador:

    Como importar o certificado da AC no Mozilla Firefox

    Abra a tela de configurações do navegador e vá para a categoria "Privacidade e Segurança".

    Localize a categoria "Certificados" e clique em "Ver Certificados".

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    Vá para a aba "Autoridades" e clique em "Importar".

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    Como importar o certificado da AC no Google Chrome

    Vá em Configurações -> Gerenciar ceritificados...".

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    Vá para a aba "Autoridades" e clique em "Importar".

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    Marque as opções de confiança desejadas e clique em OK.

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    Como importar o certificado da AC no Internet Explorer

    Vá em Ferramentas -> Opções da Internet e clique na aba "Conteúdo".

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    Clique em "Certificados" e vá para a aba "Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis".

    Clique em "Importar".

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    Clique em "Avançar".

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    Clique em "Procurar" e localize o certificado.

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    Clique em "Avançar".

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    Clique em "Concluir".

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    Como importar o certificado da AC no Apple Safari

    Baixe o certificado e clique nele.

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    Clique em "Add" e o certificado será instalado.

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  • >> Como configurar um certificado digital no meu cliente de email?

    O próximo passo depende de qual cliente de email você está utilizando. Selecione abaixo o teu cliente de email:

    Como importar o certificado no Mozilla Thunderbird

    Abra as configurações do Thunderbird, na aba avançado selecione a categoria "Certificados".

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    Clique em "Gerenciar Certificados".

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    Clique na aba "Autoridades" para importar o certificado da AC Raiz.

    Clique em importar e selecione o certificado da AC Raiz, que pode ser encontrado aqui.

    Configure as opções conforme a imagem a seguir e clique em "OK".

    [Clique na imagem para ampliá-la]


    Cliquem em importar e selecione o certificado da AC P1, que pode ser encontrado aqui.

    Configure as opções conforme a imagem a seguir e clique em "OK".

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    Na aba "Teus Certificados" clique em "Importar" e selecione o teu certificado.

    Certificado corretamente configurado.

    Quando for escrever uma nova mensagem, repare no menu "Segurança".

    Caso queira cifrar uma mensagem basta clicar em "Criptografar".

    Caso queira assinar a mensagem usando o certificado basta clicar em "Assinar Digitalmente".

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    Como importar o certificado no Windows Live Mail

    Dê dois cliques no certificado para que ele possa ser instalado.

    Clique em "Instalar Certificado...".

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    Mantenha todas as configurações nos valores padrão e vá clicando em "Avançar".

    Por fim, clique em "Concluir".

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    Abra o Windows Live Mail, vá para a aba "Contas" e clique em "Propriedades".

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    Na aba "Segurança" procure por "Certificado de autenticação" e clique em "Selecionar".

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    Selecione o certificado e clique em "OK".

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    Certificado corretamente configurado.

    Caso queira cifrar uma mensagem basta clicar no botão "Criptografar".

    Caso queira assinar a mensagem usando o certificado basta clicar em "Assinar Digitalmente".

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